sexta-feira, 1 de junho de 2012

Manteiga x Margarina

MANTEIGA

Obtida da nata do leite, é um alimento de origem animal.
A nata é extraída quando a mesma é batida até que glóbulos de gordura estejam separados de sua fase líquida, a qual se pode adicionar sal e é denominada manteiga.
Este produto deve ser composto exclusivamente de gordura láctea.

Dependendo de sua composição a manteiga é designada “sem sal”,“salgada” ou “com sal” e classificada em “extra” ou “de primeira qualidade”, no entanto, na média, apresenta a seguinte composição: 83% de gordura, 16% de água; 0,4% de lactose e 0,15% de cinzas e sal.
Por ter origem animal, a manteiga contém colesterol e gorduras saturadas, podendo aumentar as concentrações de LDL colesterol, contudo, possui vitaminas (lipossolúveis: A, B, E e K) que são essenciais para o organismo.


MARGARINA
Foi criada pelo químico Hippolyte Mège-Mouriés em 1860, na França, a pedido de Napoleão III, para substituir a manteiga que estava escassa.

A margarina é obtida por meio da hidrogenação parcial de óleos vegetais. Esta hidrogenação transforma os ácidos graxos insaturados em saturados e trans, favorecendo a síntese de LDL, triglicerídeos e a redução do HDL colesterol.
A partir da constatação destas alterações lipêmicas, a indústria modificou a composição da margarina, produzindo-a com óleo de palma, um tipo de ácido graxo saturado que também contribui para elevar o LDL.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não possui uma legislação específica para margarinas enquadrando-a na resolução de cremes vegetais. Assim, atualmente outros tipos de ácidos graxos interestificados e fitoesteróis têm sido adicionados à margarina para torná-la menos prejudicial ou até mesmo benéfica ao organismo, porém, sua composição deve conter: ≤ 95% de óleo ou gordura vegetal, ≤ 3% de leite e água. A adição de produtos lácteos, vitamina A e D são opcionais.
REFERÊNCIAS: