sexta-feira, 1 de maio de 2015

Mudança nos padrões de alimentação mundiais

Estudo publicado na revista The Lancet Global Health, mostrou as tendências mudanças nos padrões alimentares da população mundial e verificou que está havendo um aumento no consumo de comida saudável, porém também houve um crescimento ainda maior na ingestão de alimentos não saudáveis (tipo fast-food) em todo o mundo.

O estudo avaliou o consumo global de itens alimentares essenciais (alimentos e nutrientes) por região, país, idade e sexo entre 1990 e 2010. Os dados de consumo foram avaliados a partir de inquéritos alimentares de modo a representar nacionalmente a população mundial adulta.

Foram avaliados dois tipos de padrão alimentar: 1) consumo de dez itens considerados saudáveis (frutas, legumes, feijões e leguminosas, nozes e sementes, grãos integrais, leite, ácidos graxos poliinsaturados, peixes, ômega-3, e fibras) e outra baseada no consumo de sete itens pouco saudáveis (carnes vermelhas não processadas, carnes processadas, açúcar bebidas adoçadas, gordura saturada, gordura trans, colesterol e sódio).

A média de consumo de cada fator dietético foram divididos em quintis, e cada quintil foi atribuída uma pontuação ordinal, com maior pontuação sendo equivalente a dietas mais saudáveis (intervalo de 0-100). Os padrões alimentares foram avaliados por meio de regressão linear hierárquica incluindo o país, idade, sexo, renda nacional, e do tempo como variáveis exploratórias. Ao final, foi atribuída uma nota de 0 a 10 para cada país, sendo a nota 10 a mais saudável possível.

Como resultado, as dietas melhoraram globalmente, contudo também houve um aumento do consumo de alimentos não saudáveis.
Em média, as melhores dietas foram vistas em adultos mais velhos, em comparação com os adultos mais jovens. Também se verificou que mulheres adotam melhores hábitos alimentares comparadas aos homens.
Em comparação com os países de baixa renda, as nações de alta renda tiveram melhores dietas à base de alimentos saudáveis. As tendências foram bastante heterogêneas em todas as regiões do mundo. Por exemplo, o padrão alimentar que melhorou nos países de alta renda, piorou em alguns países de baixa renda. Países de renda média foram os que mostraram maior consumo de itens saudáveis.

A classificação dos países em termos de alimentação saudável encontra-se abaixo:
Países com as dietas mais saudáveis: 1) Chade; 2) Serra Leoa; 3) Mali; 4) Gâmbia; 5) Uganda; 6) Gana; 7) Costa do Marfim; 8) Senegal; 9) Israel; 10) Somália.
Países com as dietas menos saudáveis: 1) Armênia; 2) Hungria; 3) Bélgica; 4) República Checa; 5) Cazaquistão; 6) Bielorrússia; 7) Argentina; 8) Turquemenistão; 9) Mongólia; 10) Eslováquia.

Fonte: Imamura F, et al. Dietary quality among men and women in 187 countries in 1990 and 2010: a systematic assessment. The Lancet Global Health 2015;3(3):e132 - e142.