terça-feira, 2 de abril de 2013

Gordura saturada e trans em frituras

Comparados aos assados, os alimentos fritos possuem mais ácidos graxos saturados (gordura que faz aumentar o colesterol ruim).

O programa da emissora Globo “Bem Estar” do dia 28/11/2012 ensinou como fazer frituras mais saudáveis e pode ser assistido no site (G1: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/11/saiba-como-fazer-frituras-mais-saudaveis-e-os-beneficios-de-assados.html).
Foi discutido que os óleos vegetais de soja, canola, milho e girassol são mais adequados para coccionar (sofrerem aquecimento, tal como a fritura) porque o óleo de oliva (azeite) satura rapidamente e em temperatura mais baixa.
Lembrou-se também que o óleo também não deve ser reaproveitado e o azeite é indicado para temperar salada e outros alimentos que não precisem ir ao calor do fogo.

A gordura trans também foi abordada no programa. Esta é formada por um processo de hidrogenação e é adicionada pela indústria alimentícia para melhorar as características sensoriais dos produtos, como cor, textura, aparência e aroma, além de aumentar a conservação.

O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras trans aumenta o colesterol ruim (LDL) e diminui o colesterol bom (HDL).
Para substituir a gordura trans, os fabricantes passaram a usar o óleo de palma que não possui este lipídio. No entanto, este óleo é um tipo de gordura saturada.