terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Crianças e propaganda de junk food






Artigo publicado na revista The American Journal of Clinical Nutrition, investigou o efeito da exposição de indivíduos à publicidade de alimentos e o consumo de junk food.

Os autores realizaram uma revisão sistemática com metanálise, incluindo 22 estudos feitos anteriormente sobre o efeito que a publicidade de alimentos (televisão ou internet) tem em nos indivíduos de diversas faixas etárias.

O resultado estatístico mostrou que os indivíduos consomem 37% mais alimentos após a exposição à publicidade de alimentos, comparando a condições de controle (ambiente sem a exposição).
Estratificando os resultados de acordo com a faixa etária, observou-se que a propaganda de junk foods tem um impacto pequeno ou moderado na quantidade de alimentos que adultos consomem (8%). Porém, no caso das crianças, a propaganda estimula consideravelmente a ingestão logo após elas assistirem ao comercial (56%).

De acordo com os autores, a propaganda de alimentos “não saudáveis” está contribuindo com a epidemia de obesidade infantil nas sociedades ocidentais, porque elas estão expostas a inúmeras mídias contendo propagandas de comidas que não deveriam ser ingeridas diariamente.

Referência: Boyland EJ, et al. Advertising as a cue to consume: a systematic review and meta-analysis of the effects of acute exposure to unhealthy food and nonalcoholic beverage advertising on intake in children and adults. Am J Clin Nutr 2016: ajcn120022.