domingo, 1 de maio de 2016

Avaliação do perfil lipídico - Não é necessário o jejum




Consenso da Sociedade Europeia de Aterosclerose e da Federação de Química Clínica e Medicina Laboratorial publicado no periódico European Heart Journal altera a recomendação sempre fornecida pelos laboratórios sobre o tempo necessário de jejum para exame de perfil lipídico.

O estudo observacional incluiu resultados laboratoriais de mais de 300 mil indivíduos, comparando os resultados obtidos em condições de jejum com coletas ao acaso (sem a necessidade do jejum).

Desde 2009, os laboratórios da Dinamarca não exigem o jejum para exames de lipemia, facilitando a coleta de indivíduos com dificuldade de jejuar (exemplo: crianças, idosos, esportistas e pacientes com diabetes mellitus). Esse fato é importante porque muitas pessoas deixam de fazer o exame porque não estavam em jejum quando chegam ao laboratório.

Como resultado da comparação entre os resultados de jejum e não-jejum, a variação máxima detectada foi de 26 mg/dL para triglicerídeos, 8 mg/dL para colesterol total e 8 mg/dL para colesterol LDL.

De acordo com os resultados, o consenso recomenda que as amostras de sangue ao acaso sejam rotineiramente utilizadas para a avaliação do perfil lipídico. No entanto, caso as concentrações de triglicerídeos sejam superiores a 440 mg/dL, deve-se repetir a análise do mesmo após jejum de 12h.

O consenso também recomenda que os laboratórios informem os valores de referência para coletas em jejum e ao acaso.


Fonte: Nordestgaard BG, et al. Fasting is not routinely required for determination of a lipid profile: clinical and laboratory implications including flagging at desirable concentration cut-points—a joint consensus statement from the European Atherosclerosis Society and European Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine. European Heart Journal 2016. 
First published online: 26 April 2016. 
DOI: http://dx.doi.org/10.1093/eurheartj/ehw152