domingo, 1 de novembro de 2015

Diabetes e obesidade x Fast-food nas redondezas

Estudo publicado no periódico Public Health Nutrition mostrou associação entre o número de fast-foods com a frequência de casos de diabetes mellitus tipo 2 e obesidade nas redondezas destes estabelecimentos.

O estudo transversal incluiu um total de 10.461 participantes, 53% do sexo masculino, com média de idade de 59 anos, que foram entrevistados durante os anos de 2004 e 2011.

Os pesquisadores observaram um maior número de lojas de fast-food em áreas socialmente desfavorecidas. 

Após o ajuste (privação social, urbano / rural, etnia, idade, sexo), o maior número de lojas de fast-food foi associado positivamente com um aumento significativo do risco de diabetes mellitus tipo 2 (odds ratio = 1.02; intervalo de confiança de 95%: 1.00, 1.04) e com a obesidade (odds ratio = 1.02; intervalo de confiança de 95%: 1.00, 1.03).

Com os resultados, é possível afirmar que poderíamos esperar um caso adicional de diabetes mellitus tipo 2 para cada duas novas lanchonetes inauguradas no bairro, assumindo uma relação causal entre as lojas de fast-food e o diabetes.

As conclusões dos autores são de que o aumento da exposição ao fast-food está associado com o aumento do risco de diabetes mellitus tipo 2 e obesidade, o que tem implicações para aqueles que concedem a permissão para novas lojas de fast-food, considerando a prevenção do diabetes mellitus tipo 2 e da obesidade em nível de saúde pública.

Referência: Bodicoat DH, Carter P, Comber A, Edwardson C, Gray LJ, Hill S, et al. Is the number of fast-food outlets in the neighbourhood related to screen-detected type 2 diabetes mellitus and associated risk factors? Public Health Nutrition 2015;18(09):1698-705.