sábado, 2 de março de 2013

Mitos e verdades sobre os ovos

A notícia publicada na página da UOL merece ser divulgada. Nela, é possível visualizar alguns mitos e verdades sobre a ingestão de ovos.
Abaixo trechos da matéria.

O ovo aumenta a taxa de colesterol Mito
Embora 1 ovo apresente 185 mg de colesterol, os distúrbios cardiovasculares estão mais relacionados à sensibilidade hereditária (entre 75% e 85% do colesterol é endógeno, ou seja, produzido pelo organismo) e maus hábitos alimentares (tais como a ingestão de gorduras saturadas  e trans) do que com o consumo de ovo.

É recomendável descartar a gema → mito
A ingestão de 1 gema/dia está dentro da recomendação de colesterol permitida. A gema é rica em luteína e zeaxantina (elementos essenciais para a saúde dos olhos). Também possui lecitina (que auxilia no controle das concentrações de colesterol), proteínas e vitaminas lipossolúveis. O fato de atletas descartarem a gema e consumirem mais clara ocorre porque a clara é feita basicamente de proteína, que ajuda na construção da musculatura.
Quem apresenta colesterol alto ou já sofreu dano no coração, precisa controlar o consumo → Verdade
Apesar de apenas 30% do colesterol orgânico ser proveniente da dieta, indivíduos com risco cardiovascular devem manter controle do consumo elevado de gorduras saturadas.
A pressão arterial sobe se a pessoa come muito ovo → mito
 O ovo tem ação antiinflamatória segundo Cientistas da Universidade de Alberta (Canadá). Eles sugerem que as proteínas do alimento são convertidas em peptídeos no intestino, e estes peptídeos baixariam a pressão arterial.

O ovo é uma proteína de grande qualidade → Verdade
A albumina (presente na clara) é uma proteína de alto valor biológico que evita a perda da musculatura. O ferro e zinco são fortalecedores do sistema imunológico capazes de evitar a anemia e melhorar a absorção de oxigênio. Os carotenoides e as vitaminas A, E e do complexo B são antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e várias doenças. Ovo melhora o funcionamento do cérebro e ajuda quem tem males como Alzheimer e Parkinson → Verdade
O alto teor de colina (nutriente essencial que faz parte do complexo B) e ômega 3 (ácido graxo antiinflamatório) beneficia as funções cerebrais e previne distúrbios neurodegenerativos, atuando na construção da membrana de novas células e reparação das já lesadas.

Cozinhar o ovo ajuda na digestão do mesmo → Verdade
A clara crua contém inibidores de enzimas digestivas, que são destruídas com o calor do cozimento.
A gema oferece mais nutrientes do que a clara → Verdade
"A gema concentra vitaminas A, D e E, que são facilmente absorvidas pelo organismo, além de lecitina, que controla os níveis de gordura e colesterol, e antioxidantes como luteína e zeaxantina", diz a médica Anna Bordini. A clara, por sua vez, contém vitaminas do complexo B e minerais, como fósforo e selênio.


Fonte: UOL Notícias. Saúde. Bem-estar: mitos e verdades. Conheça alguns mitos e verdades sobre ovo. Disponível em: http://noticias.uol.com.br/saude/album/2013/02/18/conheca-alguns-mitos-e-verdades-sobre-ovo [acesso em 02/03/2013].