quarta-feira, 13 de maio de 2015

Crianças estressadas comem mais?

Estudo realizado no Reino Unido e publicado na “American Journal of Clinical Nutrition" demonstrou que o estresse pode acarretar compulsão alimentar também em crianças de 3 a 7 anos.

Para o estudo, as crianças e suas mães foram recebidas num laboratório com brinquedos apropriados à idade e foi oferecido um lanche contendo um sanduíche de frango e queijo, quatro biscoitos salgados, dois biscoitos doces, maçã picada e palitos de cenoura.

Uma vez que acabaram de comer e não tinham mais fome, as mães foram convidadas a preencher uma série de questionários, enquanto as crianças ficaram com os pesquisadores que pediram para as crianças colorirem uma imagem e, em seguida, disseram que iriam receber um brinquedo ao conclui-la.

As crianças foram aleatoriamente alocadas em dois grupos (teste x controle).

No grupo teste, uma das cores de giz de cera foi escondida da criança e o pesquisador disse a ela que, por não ter completado a coloração, não poderiam ganhar seu brinquedo.
Os pesquisadores afirmaram que iria procurar o giz de cera enquanto colocaram seis taças de salgadinhos na frente da criança, o que cada um tinha sido previamente pesado e foram apresentados em tigelas separadas. As crianças foram informadas de que eles poderiam comer qualquer um dos lanches ou brincar com os brinquedos nas proximidades, enquanto o pesquisador procurava pelo giz de cera. Após 4 min, o pesquisador encontrou o giz e acriança completou a tarefa de colorir, recebendo seu brinquedo.

Os salgadinhos também foram oferecidos às crianças do grupo controle, mas estas coloriram normalmente seus desenhos e ganharam o brinquedo.

As crianças do grupo teste, que foram expostas ao estresse de perder o giz de cera, consumiram significativamente mais calorias dos lanches em comparação ao grupo controle. Também foi observado que as crianças, cujos pais relataram nunca usar comida como recompensa, estavam ainda mais propensos a compulsão pelos alimentos.

Como conclusão, os autores dizem que os pais que excessivamente controlam a ingestão de alimentos para crianças pode, inadvertidamente, ensinar as crianças a consumir alimentos palatáveis para lidar com emoções negativas.

Claire V Farrow CV; Haycraft E; Blissett JM. Teaching our children when to eat: how parental feeding practices inform the development of emotional eating—a longitudinal experimental design. Am J Clin Nutr 2015; 101(5):908-913