sábado, 31 de março de 2012

Combinações inteligentes

Compartilho com os leitores do blog, a matéria "Como tirar o melhor dos alimentos" publicada na edição da semana passada (23 de março de 2012) na revista ISTO É.

A reportagem lembra diversas combinações saudáveis ou não, dentre elas podemos detacar:

Ferro e Cálcio:
O ferro heme está presente nos alimentos de origem animal (carne vermelha, frango, peixes, fígado, vísceras), sendo a absorção deste tipo de ferro entre 15 a 35%.
A absorção do ferro não heme (presente nos vegetais verde escuros, cereais, leguminosas, raízes) varia de 2 a 20%, ou seja, não adianta a ingestão de feijão e beterraba por anêmicos se não forem consumidos junto à alimentos fontes de vitamina C (exemplo: limonada, acerola, laranja).
Mesmo o ferro heme, compete com o cálcio no intestino para ser absorvido. Por isto, a ingestão de leite e derivados deve ser preferencialmente nas pequenas refeições (desjejum, lanche e ceia) enquanto que o almoço e jantar deve contemplar sempre uma fonte de ferro.

Arroz e feijão:
O primeiro contém é pobre no aminoácido lisina, que por sua vez é encontrado em abundância no feijão. O aminoácido metionina é escasso no feijão, mas existe em abundância no arroz.

Nota: Saliento que não concordo com toda a reportagem, como por exemplo a combinação do pão com manteiga, considerada "ruim". Ademais, o queijo com goiabada pode não elevar tanto a glicemia, mas sua ingestão não pode ser "liberada".

A matéria pode ser vista na integra na revista impressa (edição 2211) e está disponível também no site: http://www.istoe.com.br/reportagens/196040_COMO+TIRAR+O+MELHOR+DOS+ALIMENTOS