quinta-feira, 11 de junho de 2015

Ocitocina / álcool => sensação de prazer

Aproveitando o mês do dia dos namorados, a postagem deste mês remete ao “hormônio do amor”.

A ocitocina é um hormônio sintetizado no hipotálamo e armazenado na glândula neurohipófise.

Este hormônio é produzido em maior quantidade no final da gestação para aumentar as contrações, proporcionando o nascimento do bebê. Na amamentação, a sucção faz com que mais ocitocina seja produzida, estreitando assim o vínculo afetivo entre mãe e filho.

Também a ocitocina é chamada de “hormônio do amor” porque está intimamente ligada à sensação de prazer, bem estar físico e emocional. Tanto que são liberadas maiores concentrações durante o ato sexual, parece ser responsável por causar orgasmos.

A ocitocina age na transmissão dos impulsos do sistema nervoso central, modulando a transmissão do ácido gama-aminobutírico (GABA) na secreção de hormônios neurohipofisários e acarretando em inibição da secreção de corticosterona (hormônio glicocorticóide liberado pelo córtex durante o estresse).

Observando que o álcool também exerce a sua ação sobre o comportamento social agindo sobre o GABA, os autores de uma revisão publicada na Neuroscience & Biobehavioral Reviews concluíram a ingestão moderada de álcool ou a inalação de ocitocina tornam menos assustadoras situações de estresse.

No entanto, os próprios autores observaram associação entre elevadas doses de álcool e altas concentrações de ocitocina com a agressividade. Assim, é importante frisar a importância de que o consumo indiscriminado de bebidas alcoólicas é extremamente contraindicado.

Mitchell IJ, Gillespie SM, Abu-Akel A. Similar effects of intranasal oxytocin administration and acute alcohol consumption on socio-cognitions, emotions and behaviour: Implications for the mechanisms of action. Neuroscience & Biobehavioral Reviews 2015; 55:98-106.